MENU+
PRÓXIMA Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças ANTERIOR Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças

aula de costura #3: conhecendo sua máquina e os acessórios básicos de costura

publicado em: 25/03/2013

Acessórios essenciais para costurar e conhecendo sua máquina

Então vocês já escolheram a primeira máquina de costura e estão ansiosos para começar a costurar? Eu também estou morrendo de vontade de falar dos projetos para iniciantes e me dedicar à costura em si. Mas antes, vamos fazer uma visita ao armarinho?

Além da máquina, você irá precisar de 2 acessórios primordiais e 2 materiais essenciais para começar a costurar: a agulha, a bobina, a linha de costura e o tecido.

Agulha
Gente, existem vários tipos de agulhas, tanto de marcas quanto de modelos. Como nosso objetivo aqui é começar a praticar logo, indico as agulhas Singer, do modelo 2020. Elas são bem versáteis e costuram do tecido mais leve ao mais pesado em qualquer marca de máquina doméstica (com exceção das overloques e galoneiras), são baratas e de qualidade. Recomendo para nossas primeiras aulas o modelo 90/14 de ponta lança. Se você quer saber mais sobre agulhas, a Singer tem um vídeo lindo contando tudo sobre elas, veja aqui. Mais pra frente vamos falar mais sobre elas! 😉

agulha2020

Bobina
Quando comecei a costurar, achava que a linha de cima (carretel) fazia todos os pontos sozinha. Gente, mas o professor ria tanto, tanto na primeira aula que cheguei a ficar constrangida (risos). Cada ponto da máquina é uma espécie de nó (veja uma animação aqui), feito da junção de duas linhas: a superior (carretel) e a inferior (bobina). Cada tipo de máquina tem um tipo de bobina feita só pra ela, então é importantíssimo que você leia o manual da sua máquina saber qual modelo comprar. Ah, e compre sem sem dó um belo pacote de bobinas para não ter que esvaziar uma toda vez que desejar trocar de cor na hora de costurar.

bobinas

Linha
Assim como as agulhas, existem vários tipos de linhas! De acordo com o tipo de tecido e a aplicação existem diferentes fibras e marcas que são bacanas para o seu projeto. Como estamos começando indico o modelo mais “pop” de todos: Corrente Laranja. Peça esse modelo da cor que desejar para iniciarmos nossos primeiros pontos.

linhas

Tecido
Tecidos, quanta tentação! Depois que você começa a visitar lojas de tecido (presenciais ou virtuais), um novo vício se inicia. Estampas lindas são um convite à compra por impulso. Não tem jeito, são tantas opções, cores e padrões incríveis que dá vontade de levar tudo pra casa mesmo sem um projeto em mente para eles. Mas ó, posso dar uma dica? Para começar, invista no o algodão cru. Eu sei que é irresistível passar na loja de tecidos sem comprar ao menos um retalhinho colorido, mas já que no começo a gente erra pra caramba mesmo para aprender, não aconselho perder aquele tecido lindo em um projeto iniciante. Compre, se desejar, mas guarde para nosso segundo projeto. Pode ser? 😉

tecido

Desmanchador de costura
Quer saber meu “gadget” de costura favorito? É o desmanchador de costura. De longe o item que mais utilizo até hoje, ele é uma mão na roda para consertar os pequenos erros sem danificar o tecido. As costureiras super experts, utilizam a tesoura mesmo para esse fim, mas desastrada como sou, aconselho mesmo o desmanchador. Ele tem um ganchinho que não danifica a fibra do tecido, uma bolinha de borracha protetora e um centro bem afiado, que corta a linha onde você desejar. Já que está no armarinho, aproveite para comprar esse item tão precioso e barato desde já.

desmanchador

Fita métrica, alfinetes, tesoura
Uma fita métrica irá lhe auxiliar nos próximos projetos, uma tesoura legal para cortar tecidos (as de metal são as melhores, mas não precisa investir numa agora), uma tesourinha pequena para cortar sobras de linha, alfinetes e outros acessórios de costura são legais de ter, mas não necessários agora. Nos próximos posts vamos utilizar mais apetrechos mas vou explicando cada um deles conforme a necessidade.

acessorios

Ok, de volta pra casa! Vamos abrir aquela caixa da sua máquina de costura nova, posicioná-la em uma mesa livre de outros objetos, com boa iluminação, altura ideal e acompanhada de uma cadeira bem confortável. Se já tem a sua, passe um pano, tire o pó, abra um espaço só para ela na sua casa e vamos colocar a danada para trabalhar!

manual_maquina_singer

Proponho um desafio para esta semana: dedique meia hora para conhecer melhor a sua máquina de costura. Meia hora, gente! Não vai atrasar nada do que você já tinha programado para os próximos dias e eu garanto que esse tempo será suficiente até para quem já costura aprender alguma coisa nova. “E como você diz isso com tanta certeza, mulher? Ler manual é chaaaaato!”

Ler manual é chato sim, minha gente. Eu odeio. Mas ler manual de máquina de costura é diversão garantida. Sabe porque? Eles não dizem apenas como são as peças da sua máquina, como os manuais de eletrônicos que a gente vê por aí. Eles também dão dicas práticas e explicam tudo o que você pode fazer com a sua máquina. E o melhor, de maneira ilustrada! Tem máquina que vem até com DVD hoje em dia, Brasil! Vamos aproveitar esse monte de informação exclusiva e de mão beijada e usá-la a nosso favor?

Vamos lá, conte 30 minutinhos, abra seu manual (ou veja o vídeo) procurando pelas informações abaixo:

*Como ligo minha máquina?
*Como encher a linha da bobina?

*Como passo a linha na máquina?
*Como faço o retrocesso (ponto reverso, ou costura reversa)?
*Como fazer a primeira costura reta?

Procure essas informações em seu manual, pratique sem medo de errar (essa fase é assim mesmo, presista!) e aguarde o próximo post, com nosso primeiro projeto de costura!

Um beijo e até a próxima aula!
Elisa – A Costureirinha

(imagens: Singer / Funny Bunny / Button Photography / V&A / Vogue Fabrics Store / Sew NewsVintage Singer Fashionmate)

Elisa Dantas
É apaixonada pelo fazer manual e criativo, caminha entre seus dois mundos favoritos: a escrita e a costura. Editora por profissão, escreve sobre dicas de gestão, lifestyle e atualidades do universo artesanal. Trabalhou como modelista em fábricas e confecções até abrir sua própria marca, A Costureirinha, um espaço virtual para suas peças, pensamentos e ensinamentos sobre o universo encantador das costurices.

Deixe o seu comentário


30 Comentários
ELIANE
04/11/2017 às 20h32
QUERO MONTAR UMA CONFECÇAO E GOSTARIA MUITO DE UMA AJUDA ,QUAIS MAQUINAS COMPRAREI PARA FAZER BIQUINES E TECIDOS LEVES COMO MALHA E VISCODE.DESDE JA AGRADEÇO MUITO A QUEM PODER ME AJUDAR.
Carolina Lima
04/10/2017 às 00h37
Boa noite, vou começar a costurar agora e estou escolhendo uma máquina, mas não sei qual é melhor e tem todas as funções iniciais necessárias, não queria nada profissional por enquanto mas uma que fizesse costura em tecidos básicos tipo algodão, malha, ou que tenha elástano para produzir peças. Fiquei entre essas aqui do link http://www.ricardoeletro.com.br/Produto/Maquina-de-Costura-Multi-Points-PSM-101-Lenoxx-12-Opcoes-de-Pontos-c-Pedal-Acionador-Costura-Reversa-Lampada-Auxiliar-Cortador-de-Linha-Bivolt/258-643-7689-610500/?utm_source=Google_Shopping&prc=39485&utm_medium=CPC_Eletroportateis_Google_Shopping&utm_campaign=Maquina_de_Costura&utm_content=Maquina_de_Costura&cda=7DF9-8018-56AB-860E&prc=36101&gclid=CjwKCAjw6szOBRAFEiwAwzixBRG-Rvw6UBZ2Hdx4oC5f1-WzKoEYHYkskcBokrkawMkzHwNOOEUajhoCc7sQAvD_BwE https://www.americanas.com.br/produto/14360680/maquina-de-costura-overlock-semi-industrial-overloque?WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_ep_todas_geral_gmv&gclid=CjwKCAjw6szOBRAFEiwAwzixBfTSJRyRGMn-Bh0ztLazD1vGsjMh-N0l2vgDd6ewbgabfy0ITJg92BoCSoAQAvD_BwE&opn=YSMESP&sellerId=14026524000166 Infelizmente no momento também não posso pagar mais do que isso em uma máquina, gostaria muito da sua opinião. Desde já agradeço, att.: Carolina Lima Crivano Ps.: Aceito sugestões :D
Letícia
28/05/2017 às 02h06
Olá, gostaria de uma ajudinha...comprei uma máquina de costura, mas ela não tem a função de retrocesso. O que eu faço?
Jussara
25/08/2016 às 14h14
Olá tudo bem? Achei o seu lindo e super didático site, porque estou "desesperada" já, tentando encontrar uma solução. Não sei costurar, mas comprei há muitooooossss anos uma mini máquina de costura WM easy stitch - Mini Sewing Machine, que pensei que poderia usar, mas nunca usei. Agora eu resolvi apenas fazer uma barra para um forro de bolsa de croché que eu fiz, mas ela não costura, não puxa a linha e o mais "misterioso"... não encontrei em lugar nenhum onde fica a bobina nela. Apesar de absurdo, "parece" que ela não usa bobina e talvez trabalhe como aquelas maquininhas de mão que parecem grampeadores. Não sei se é isso ou se eu é que estou bobeando. Não sei se vou me animar a costurar mais e por isso que ainda estou insistindo em usar essa máquina mesmo. Talvez, eu apenas esteja colocando a linha errada ou sei lá o que... Enfim, desculpe o longo texto, mas apesar da pergunta "absurda" e sem sentido, será que você sabe se realmente existe uma máquina mini que não usa bobina e no que será que estou errando? Repito que não há NENHUM lugar onde eu possa abrir alguma portinha para ver a bobina. Obrigada por sua atenção e espero que me ajude, por favor. Jussara
Natália
07/01/2016 às 10h18
Olá Elisa! Minha filha tem 10 anos e quer uma máquina de costura, você tem alguma para indicar?
Kerma
18/11/2015 às 17h53
adorei a 1a. aula!!!!
Renata
14/06/2015 às 23h03
Booom demais!!consegue ser objetivo ,direto e simples.Consegui tirar duvidas sobre qual maquina comprar e as aulas(tdb).Obrigado vcs nao sabem o alcance do trabalho vcs.Que Deus as abençoe muito.
cris
04/05/2015 às 22h14
gostaria de dar maquina p minha mae tem alguma indicação ?
Gerusa
03/10/2014 às 12h14
Muitissimo obrigada suas dicas são maravilhosas amei. Um abraço carinhoso !!
11/05/2014 às 21h01
[…] de costura * aula de costura #2: Uma seleção de máquinas (com modelos e preços) para você * aula de costura #3: Conhecendo sua máquina e os acessórios essenciais * aula de costura #4: Ponto Reto (com moldes em papel para baixar e […]
Roberta Santos Silva
10/04/2014 às 11h33
Amei seu blog, tem tempo que faço planos de me aventurar na costura e já tinha feito planos de ir comprar uma máquina usada mesmo pra iniciar, vi suas dicas e acabei de ganhar uma Singer zig zag de minha mãe, antiga mais bela e estou cheia de ideias pra começar a fazer coisas pra casa, vou logo no armarinho comprar e usar suas dicas de material básico, obrigada pela iniciativa, e vou fazer uso de todas as suas aulas.
Paty Morghetti
06/03/2014 às 22h02
Menina, eu amei o seu blog! E amei como você explica as coisas, de maneira simples e divertida! EU moro no Japão, e minha filha está no jardim 2. Meu filho entra agora no maternal e eu não sei aí no Brasil, mas aqui no Japão, as mamães botam a mão na massa e fazem tudo. Desde aquelas famosas marmitas com as comidas decoradas para as crianças, até costurar bolsinho na camiseta do uniforme e fazer bolsas para sapatos, para trocas de roupas e etc. As mamães japonesas são SUPER prendadas! Já faz dois anos que minha filha entrou na escolinha e hoje eu dei um basta! PRECISO APRENDER A COSTURAR!!!! haha Acho que toma mãe deveria saber! Aí estou a procura de máquinas, e me deparei com seu blog. Amei! O único problema, é que manual de instruções e tudo mais, vem tudo em japonês, com aqueles Kanjis nervosos!!! rsrsrs Vou comprar uma na sorte, mesmo!!! rs E mesmo assim, seu blog irá me ajudar bastante para eu aprender a fazer minhas primeiras artes! rsrs Parabén pelo seu blog e você acaba de ganhar um nova leitora :D Beijos!
elisa
elisa
03/12/2013 às 08h19
Tania, tanto faz, desde que o site seja de confiança ;)
elisa
elisa
03/12/2013 às 08h18
Oi Tania, como já disse em alguns comentários por aqui, a escolha final da máquina deve ser sua. Escreva num papel os recursos que você mais irá precisar e escolha entre as marcas que sugeri nessa postagem (lá tem algumas sugestões de máquinas com preços e dicas também): http://www.misscaffeine.com.br/aulas-de-costura/aula-de-costura-3-selecao-de-maquina-de-costura Boas costurices! :)
Tania
02/12/2013 às 16h12
Esqueci de perguntar a marca janome que vc recomenda existe nas lojas ou melhor comprar pelo site? Obrigada Tânia
Tania
02/12/2013 às 16h10
Oi Elisa boa tarde!!!!!!! Eu estou aprendendo a fazer artesanato em feltro, é para esse fim que quero aprender a fazer o básico em costura. Li sobre as máquinas , mais fiquei em dúvida do mesmo jeito será que vc pode indicar a melhor para mim, o que vou costurar em tecido é muito pouco e fazer uma bainha e coisas do gênero em artesanato. Obrigada
francisca
28/08/2013 às 08h17
amei seu blog com dicas indispensáveis para quem estar se aventurando no mundo da costura,as vezes batem dúvidas até que tipo de linha usar para cada tipo de tecido. Muito bacana se blog.Sou de Recife e foi um prazer ler seus artigos sobre costura, PARABÉNS!
winne oliveira
11/08/2013 às 23h26
Amei achar esse blog, muito bonito, e logo agora que encontrei a maquina que era de minha avó, fiquei muito entusiasmada, feliz, enfim muitos sentimentos vieram a tona... Parabéns pelo seu blog.
Rosemeire
22/07/2013 às 22h57
Nossa consegui achar alguém que ensine de maneira bem simples e fácil de entender, já que sou iniciante e não conhecia nada de maquina .Mas a vontade de aprender fala mais alto.Obrigada pelas dicas já comprei minha máquina (singer Facilita pro4411). Estarei sempre te visitando.beijos.
Barbara
20/07/2013 às 12h34
Olá! Estou adorando seu Blog É mto mto bom mesmo Beijo, Barbara
adelle
adelle
16/06/2013 às 17h00
Oi Dalila, você precisa ver se a máquina se encaixa com as suas necessidades, ou seja, se vai servir para aquilo que você quer costurar. As máquinas que sugerimos aqui no post são ótimas para iniciantes! beijo, Adelle
ana rose barreto
15/06/2013 às 14h33
Ótimo suas dicas , gostaria de sempre receber via email, essa semana estou pra comprar minha primeira máquina. :-) !! Dava uns treininho na da minha mãe, porém nunca mim aprofundei. Agora renascer essa vontade de aprender..
DAlila
09/06/2013 às 09h27
Oi, quero comprar uma maquina, estou com muitas dúvidas tenho noções básica de costura, mas nunca costurei sozinha. Estou sem saber qual maquina comprar para costurar pra mimmmesmo.Poucas coisas...me ajude estou na dúvida entre a Elgin jx4000 e ah.. não sei so sei que sou iniciante rsrrs....me ajude..
05/06/2013 às 11h38
quero aprender a costurar, preciso de dicas !!grata
Cristiane
11/05/2013 às 00h57
... sempre quis ter minha máquina de costurar, consegui realizar comprando uma Singer facilita, mas agora baixando vídeos no youtube que aprendi a colocar linha na agulha, já comprei tecidos (não posso entrar em lojas de tecidos, quero comprar mais)... agora o que vivo fazendo é procurar ajuda para aprender a costurar ... parece que encontrei aqui com o seu blog ... abraços ...
20/04/2013 às 14h37
[...] #3 Conheça sua máquina e os acessórios básicos para costurar [...]
20/04/2013 às 14h37
[...] #3 Conheça sua máquina e os acessórios básicos para costurar [...]
katilane moura
12/04/2013 às 12h55
Amei te achar!!!!pena que não te achei antes de comprar a minha maquina pois comprei a 2 anos uma elgin genius e deixei guardada,mês passado quando fui costurar arrebentei a coitada!!kkkk Travou que nem saia do lugar,não culpo o fabricante mais a mim mesmo lega que sou,pensei que só por ser filha de costureira bastava,e que as dicas da minha mãe quando era jovem tava bom demais!me enganei. Agora estou com uma Singer 6160 e já estou com medo de abrir
katia vieira
06/04/2013 às 16h02
Ja tenho uma máquina que ganhei da minha sogra , é uma singer 876 antiga, daquelas creme com caramelo, posso usá-la, estou lendo as aulas, anotando tudo, pois quero aprender o básico da costura e fazer roupas simples, mimos pra casa, etc
03/04/2013 às 18h33
Adorei seu site e as dicas!!! Super didáticas e faladas com muita graça e objetividade!! Um beijão!!!
02/04/2013 às 23h29
[...] de aprender como escolher a sua máquina de costura, ver dicas de modelos legais e ir até o armarinho comprar os suprimentos básicos necessários, é hora de botar a linha na agulha e costurar pra [...]
02/04/2013 às 19h28
Boa noite. Fiquei muito feliz em encontrar este blog. Ano passado vendi minha máquina de costura que já a tinha há uns 15 anos. Não aguentei e acabei de comprar outra nova. Tenho muitos planos pra ela...e pra mim!!! rsrsrs Conto com a ajuda de vocês. Bjs e obrigada.
31/03/2013 às 16h34
Esses dias, me bateu um imenso desejo de aprender a costurar rs... a única coisa que faço de artesanato é ponto cruz... daí vendo seus posts, o desejou triplicou de tamanho... agora quero porque quero.. rsrs Assim que eu me casar, irei comprar uma máquina e dar início a mais um desafio... Adorei seu blogue Bjos
elisa
28/03/2013 às 16h30
GENTE, preciso comprar um desmanchador! Bela dica. Realmente, nas 3 coisas que eu tentei fazer na vida eu passei mais tempo desmanchando porcaria do que fazendo a costura certa, snif.