Botando a máquina pra funcionar!
Oba! Chegou a hora mais legal das nossas aulas de costura! Nossa primeira aula prática!
Depois de aprender como escolher a sua máquina de costura, ver dicas de modelos legais e ir até o armarinho comprar os suprimentos básicos necessários, é hora de botar a linha na agulha e costurar pra valer!
Como disse no finzinho da aula#3, o manual da sua máquina de costura deve ser amado, idolatrado, salve, salve! Encontre já o seu (em casa ou na internet) e vamos procurar onde ficam e como funcionam as 3 partes que vamos utilizar para fazer a nossa primeira costura: o calcador (ou sapatilha), o volante e o pedal.
Em seguida, imprima as guias em pdf da nossa primeira aula prática:
*Guia de Costura Reta
*Guia de Costura Reta com Parada
Para aprender a ligar e fazer as operações mais básicas – aquelas que você fará com mais frequência -, vamos começar com a costura reta. Imprima duas folhas do PDF Costura Reta e reserve.
1) Conecte o plugue do cabo de energia/pedal na máquina e na tomada e posicione o pedal em uma distância confortável para você.
2-3) Com a máquina desligada, sem bobina e sem utilizar carretel, gire o volante em sua direção até que a agulha fique em sua posição mais alta.
4-5) Levante a alavanca do calcador (ela fica em um lugar diferente em cada máquina, veja em seu manual) para dar espaço para colocar o papel. No futuro, será aí que você colocará o tecido.
6) Encaixe a ponta da agulha na bolinha inicial da costura que está no PDF Costura Reta. Gire o volante para você até a agulha entrar no papel. Ligue a máquina.
7) Abaixe o calcador e comece a costurar, apertando com delicadeza o pedal e seguindo os pontilhados. As mãos guiarão o papel levemente para a esquerda e para a direita, não é necessário puxar ou empurrar. Pare na bolinha final e recomece o processo, levantando o calcador, encaixando a agulha novamente na próxima bolinha e assim por diante.
Pratique quantas vezes desejar, até sentir-se confortável com os movimentos do volante, pedal, calcador e manejo do papel. Lembre-se que a prática, na costura, é importantíssima, então reserve uns minutinhos por semana para praticar cada uma dessas técnicas e vamos em frente!
Depois de praticar bastante a costura reta, chegou a hora de saber como fazer paradas para costurar cantinhos e aprender a manejar o papel como se fosse um tecido de verdade.
Baixe o PDF Guia de Costura Reta com Parada e imprima duas vezes para começar. Siga os mesmos procedimentos da Costura Reta que listei acima: levantar calcador, inserir agulha na bolinha, abaixar o calcador e seguir os pontilhados.
O que muda é que temos intervalos em zigue-zague que pedem paradas. Na próxima bolinha, deixe a agulha fincada no papel e levante apenas o calcador.
Gire o papel até encaixar o pontilhado no meio do calcador. Abaixe-o para segurar o papel novamente.
Costure seguindo os pontilhados até a próxima bolinha e repita a operação.
Essa é um tanto mais complicada mas acredite, estes movimentos são os mais rotineiros na costura! Aprenda bem a fazê-los que o resto é moleza!
Se vocês já estão animados e querem partir pro tecido antes da nossa próxima aula, é só olhar em seu manual como passar a linha com o carretel e encher a bobina. Daí, transfira as linhas-guia que disponibilizei em papel para o tecido com lápis mesmo e pratique do mesmo jeito! Utilize retalhos ou algodão cru, pois são baratos e vão dar menos dó de descartar enquanto você pratica e aprende a fazer os pontos direitinho.
Divirtam-se com suas primeiras costuras e nos vemos no próximo post, onde vamos aprender a passar a linha na máquina e costurar nossa primeira peça de verdade! Vai ter molde e instruções feitas com muito carinho para os leitores do Miss Caffeine!
Dúvidas ou sugestões, fiquem à vontade para conversar comigo e com Adelle nos comentários!
Um beijo e ótimas costurices para todos!
Elisa – A Costureirinha
(Imagens do post: The Farm Chicks, Manual Singer Fashion 4205, Make It and Love It)