MENU+
PRÓXIMA Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças ANTERIOR Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças

Aula de costura #4: ponto reto!

publicado em: 02/04/2013


Botando a máquina pra funcionar!

Oba! Chegou a hora mais legal das nossas aulas de costura! Nossa primeira aula prática!

Depois de aprender como escolher a sua máquina de costura, ver dicas de modelos legais e ir até o armarinho comprar os suprimentos básicos necessários, é hora de botar a linha na agulha e costurar pra valer!

Como disse no finzinho da aula#3, o manual da sua máquina de costura deve ser amado, idolatrado, salve, salve! Encontre já o seu (em casa ou na internet) e vamos procurar onde ficam e como funcionam as 3 partes que vamos utilizar para fazer a nossa primeira costura: o calcador (ou sapatilha), o volante e o pedal.

Em seguida, imprima as guias em pdf da nossa primeira aula prática:
*Guia de Costura Reta
*Guia de Costura Reta com Parada

 
Costura Reta

Para aprender a ligar e fazer as operações mais básicas – aquelas que você fará com mais frequência -, vamos começar com a costura reta. Imprima duas folhas do PDF Costura Reta e reserve.

1) Conecte o plugue do cabo de energia/pedal na máquina e na tomada e posicione o pedal em uma distância confortável para você.

2-3) Com a máquina desligada, sem bobina e sem utilizar carretel, gire o volante em sua direção até que a agulha fique em sua posição mais alta.

4-5) Levante a alavanca do calcador (ela fica em um lugar diferente em cada máquina, veja em seu manual) para dar espaço para colocar o papel. No futuro, será aí que você colocará o tecido.

6) Encaixe a ponta da agulha na bolinha inicial da costura que está no PDF Costura Reta. Gire o volante para você até a agulha entrar no papel. Ligue a máquina.

7) Abaixe o calcador e comece a costurar, apertando com delicadeza o pedal e seguindo os pontilhados. As mãos guiarão o papel levemente para a esquerda e para a direita, não é necessário puxar ou empurrar. Pare na bolinha final e recomece o processo, levantando o calcador, encaixando a agulha novamente na próxima bolinha e assim por diante.

Pratique quantas vezes desejar, até sentir-se confortável com os movimentos do volante, pedal, calcador e manejo do papel. Lembre-se que a prática, na costura, é importantíssima, então reserve uns minutinhos por semana para praticar cada uma dessas técnicas e vamos em frente!

Costura Reta com Parada

Depois de praticar bastante a costura reta, chegou a hora de saber como fazer paradas para costurar cantinhos e aprender a manejar o papel como se fosse um tecido de verdade.

Baixe o PDF Guia de Costura Reta com Parada e imprima duas vezes para começar. Siga os mesmos procedimentos da Costura Reta que listei acima: levantar calcador, inserir agulha na bolinha, abaixar o calcador e seguir os pontilhados.

O que muda é que temos intervalos em zigue-zague que pedem paradas. Na próxima bolinha, deixe a agulha fincada no papel e levante apenas o calcador.

Gire o papel até encaixar o pontilhado no meio do calcador. Abaixe-o para segurar o papel novamente.

Costure seguindo os pontilhados até a próxima bolinha e repita a operação.

Essa é um tanto mais complicada mas acredite, estes movimentos são os mais rotineiros na costura! Aprenda bem a fazê-los que o resto é moleza!

costure no tecido

Se vocês já estão animados e querem partir pro tecido antes da nossa próxima aula, é só olhar em seu manual como passar a linha com o carretel e encher a bobina. Daí, transfira as linhas-guia que disponibilizei em papel para o tecido com lápis mesmo e pratique do mesmo jeito! Utilize retalhos ou algodão cru, pois são baratos e vão dar menos dó de descartar enquanto você pratica e aprende a fazer os pontos direitinho.

Divirtam-se com suas primeiras costuras e nos vemos no próximo post, onde vamos aprender a passar a linha na máquina e costurar nossa primeira peça de verdade! Vai ter molde e instruções feitas com muito carinho para os leitores do Miss Caffeine!

Dúvidas ou sugestões, fiquem à vontade para conversar comigo e com Adelle nos comentários!

Um beijo e ótimas costurices para todos!
Elisa – A Costureirinha

(Imagens do post: The Farm Chicks, Manual Singer Fashion 4205, Make It and Love It)

Elisa Dantas
É apaixonada pelo fazer manual e criativo, caminha entre seus dois mundos favoritos: a escrita e a costura. Editora por profissão, escreve sobre dicas de gestão, lifestyle e atualidades do universo artesanal. Trabalhou como modelista em fábricas e confecções até abrir sua própria marca, A Costureirinha, um espaço virtual para suas peças, pensamentos e ensinamentos sobre o universo encantador das costurices.

Deixe o seu comentário


31 Comentários
Suely
06/12/2017 às 21h49
gosto de costura dupla, fico com dificuldade na hr de costura fica batendo bobina.
Gisele
26/01/2017 às 13h28
Lindo o seu Blog! Parabéns...
25/01/2017 às 11h59
Muito útil as aulas de costuras...faço coleiras artezanais para cães, que são vendidas aqui meu no meu pet-shop. Com isto melhorou muito meu trabalho nesse seguimento.(Natal-Rn)
Rosa
06/08/2016 às 22h08
Menina que sorte a minha vir bater em sua porta! Amei tudo aqui. Vou me dedicar. Você é um encanto de pessoa. Obrigada.
Thaysa Serio
03/03/2016 às 17h55
Super animada.... estou em um curso de corte/ costura e modelagem mas até agor não peguei na maquina... já fiz alguma coisa em casa mas nada ficou reto! rsrsrs.... vou treinar com o que vi aqui... mega amei a dica! Obrigada Thaysa
Taila Vieira
01/10/2015 às 23h14
Queridas estão me ajudando muito pois sempre tive o sonho de aprender a costurar então meu marido mandou eu escolher uma maquina e vamos comprar segunda-feira, confesso que estou muito ansiosa...rsrsrs
fabiana
11/08/2015 às 09h48
Ufa ate que fim achei um passo a passo que eu precisava sou leiga em costura visitei varios sites e aqui sim deram o materia que eu estava procurando Obrigada
Daniele Mota
18/06/2015 às 15h43
Oi td bem! Preciso de ajuda. Tenho a máquina Singer Fashion e não consigo selecionar o ponto reto dos dois lados da costura. Sempre o ponto reto fica de um lado do tecido e do outro lado fica outro ponto. Por favor me esclareça sobre isso. Bjs Daniele
DILENE REGINA REIS
02/04/2015 às 21h54
Amei essas aulas, vou por em prática, pois não consigo fazer costura reta, tento ir devagar mais não consigo. Obrigada pela aula.
maria cecilia
14/03/2015 às 20h46
Ola meu nome e cecilia tenho 14 anos e sei costurar na maquina de ponto reto mas como demitiram a prf do meu curso sera que alguem poderia me chamar no email para poder me ensinar a costurar em maquina portatil?? Quem puder me chame no gmail porfavor. Maryceci2229@gmail.com
ludi
15/10/2014 às 01h37
adorei as dicas
adelle
adelle
02/06/2014 às 12h08
Oi Alisson, fiquei muito feliz em saber estamos te ajudando <3 Costurar é muito bom! Beijo, Adelle
Alisson
28/05/2014 às 12h03
Olá, sinto me um estranho no ninho aqui.... pois sou engenheiro de profissão....e de tanto sofrer com estress e a pressão pscologica do meu dia a dia opitei pela costura como um hobby....não sabia nem por onde começar...quanto mais passar uma agulha na máquina...minha esposa me deu muito apoio e com esse tutoriais já dei meus primeiros passos ..ou melhor meus primeiros pontos..rsrsrs.... estou gostando muito ....já tenho até encomenda de um vestido a fazer por para a minha esposa.....kkkk eu chego lá. Obrigado por ajudar esse ogro que vos escreve.rsrsrs Att
Fabíola Dias
13/04/2014 às 13h54
aulas bem detalhadas....
Crispina
04/02/2014 às 13h53
Oi Miss estava tão confusa sobre qual maquina comprar e ai achei seu blog e tudo melhorou, decidir qual sera minha primeira maquina, meu coração palpitou pela Facilita PRO 4423 - Singer. Alem de tudo mi apaixonei ainda mais pela arte de costurar. obrigada obs: não te largo mais.
maria katila da silva
14/01/2014 às 11h16
gostaria de ser uma boa estilista de verdade fazer boas roupas
Gabriela Azeredo
03/01/2014 às 16h30
Boa tarde!! quero te parabenizar pelo seu blog!! está lindo!! Tem dicas ótimas e eu estou acompanhando todas!! Já me animei pra comprar minha maquina e começar as costuras!! bjss!!
22/10/2013 às 20h06
Amei seu blog, pois me matriculei recentemente em um curso para aprender a costurar. Estou muito ancioza,pois não entendo nada de costura. Mas fiquei tão animada com suas aulas que queria até agradecer por elas. Não vou mais deixar de visitar essa pagina.
04/10/2013 às 16h45
Adorei! Ganhei minha primeira maquina, a 2 meses e ainda não tinha feito nada, ainda mais vou fazer minha primeira almofadinha. estou na espera da pro cima aula. beijosssss
Paula
17/09/2013 às 19h10
Parabéns. Estou amando as aulas. Gostaria de saber se elas tem dias certos para serem postadas. Obrigada.
josi
13/09/2013 às 04h06
Adorei! Comecei agora e encontrei aqui todas as informações que precisava. Só faltam mais aulas pois isso vicia! Parabéns!
MARCELO
31/08/2013 às 21h48
Parabéns por esta iniciativa, venho procurando aulas e curso de todos esse me chamou atenção, por ser d distancia mas a interação me sinto numa sala de aula, minha sogra é costureira eu sou militar ,mas pretendo tentar aprender a costurar acho interessante ,bonito,muito bom parabéns mais uma vez.
Luci
22/08/2013 às 15h01
Boa tarde adorei seu blog..... Parabéns pela iniciativa estarei aqui sempre aprendendo com vcs........... Obrigada ....
Lidiane
05/08/2013 às 23h29
gostei muito de suas aulas.
elisa
elisa
13/05/2013 às 10h04
Olá, Ivanilde! Não dou aulas presenciais, apenas posts sobre costura aqui e no meu blog. Procure as Rainhas da Costura ou o SENAI/SENAC mais próximos de você! Beijo e boas costurices!
ivanilde
13/05/2013 às 07h30
Bom dia, vc da aula de costuras em sao paulo?. obrigada
elisa
elisa
30/04/2013 às 22h50
Ai, que fofa, Nicoly! Essa máquina é ótima, tenho certeza que você vai ser uma Estilista incrível! Boas costuras pra você, sua linda!
NICOLYKCRstar
30/04/2013 às 19h31
oi sou nicoly tenho 11 anos quero ser estilista então de tamto eu pertubar a minha vó ela me deu uma maquina de custura ela falo q eu já que já estou grandinha posso custurar mas ela nao tem tempo pra mi encinar então comecei a procurar no google e achei;.........queria saber se a marca da minha máquina se chama "facilita plus" e tem um botão chamado simger ela é boa? mande a resposta pro meu email te amo bjs!
20/04/2013 às 14h39
[...] Aprenda a costurar: Ponto Reto [...]
Virginia Rufino Marins
11/04/2013 às 18h13
Parabéns pela sua iniciativa! Voce nao imagina como precisamos destas dicas.!! Grata,
11/04/2013 às 17h42
[...] * aula de costura #1: Como escolher sua primeira máquina de costura * aula de costura #2: Uma seleção de máquinas (com modelos e preços) para você * aula de costura #3: Conhecendo sua máquina e os acessórios essenciais * aula de costura #4: Ponto Reto (com moldes em papel para baixar e praticar) [...]
Sara Brito
09/04/2013 às 02h02
Quando terá as próximas aulas to ansiosa.... bjss
Nana Costa
04/04/2013 às 18h29
Estou Amando as aulas, comecei a costurar sozinha ano passado, sem saber passar a agulha na maquina, ahh se eu tivesse com aulas dessa naquela época!! Estou ansiosa pela proxima aula!!!
elisa
elisa
03/04/2013 às 11h34
Ora, obrigada, Mari! Nos vemos na próxima aula!
03/04/2013 às 09h30
Apenas APAIXONADA pelas dicas de costura de vocês! Tô adorando! ;) E que iniciativa bacana para ensinar de forma prática a costurar e assim, fazer com que mais pessoas se apaixonem por essa linda, que é a Máquina de Costura! Um beijo!