MENU+
PRÓXIMA Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças ANTERIOR Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças

Aula de costura #5: alfineteiro ou almofada, você escolhe!

publicado em: 11/04/2013

aula de costura #5: almofada ou alfineteiro para iniciantes

Oba! Mais uma aula de costura no ar para os leitores do Miss Caffeine! Hoje vamos praticar pela primeira vez no tecido!

Nas aulas anteriores, aprendemos várias coisas. Vamos recapitular para não perder nada?

* aula de costura #1: Como escolher sua primeira máquina de costura
* aula de costura #2: Uma seleção de máquinas (com modelos e preços) para você
* aula de costura #3: Conhecendo sua máquina e os acessórios essenciais
* aula de costura #4: Ponto Reto (com moldes em papel para baixar e praticar)

Fiz uma enquete lá na Fanpage, pois queria saber qual projeto vocês queriam ver aqui no blog. Eu queria fazer um alfineteiro por ser mais simples, mas a almofada ganhou disparado (risos)! Pensei: se ambos são feitos do mesmo jeito (o que muda é só tamanho), porque não ensinar os dois para vocês?

Além disso, são todos muito úteis: um alfineteiro é essencial para guardar os companheiros “espetantes” e uma almofada colorida é tiro e queda para animar qualquer ambiente!

Vamos começar pelo alfineteiro e depois seguimos para a almofada, certo? Primeiro, aprenda a encher a linha da bobina e a passar a linha na sua máquina de costura lendo o seu manual ou assistindo a esse vídeo (clique na imagem abaixo para abrir):

linha-na-maquinaEm vídeo super explicadinho, aqui, ó!

Depois, reúna os materiais necessários:

* Carretel de linha comum na cor que desejar
* Bobina apropriada (veja o modelo correto no seu manual)+ agulha (indico a 14 ou a 16 para chita, tricoline, jeans ou sarja)
* Desmanchador de costura
*Alfinetes
* Tesourinha de picote ou tesoura normal
* Quadrados de tecido com 12x12cm (alfineteiro) ou a largura X altura que você quiser mais 2cm (almofada)
* Enchimento: plumante ou espuma (almofada); plumante + bombril (alfineteiro)
* Caneta bic com tampa

aula de costura #5: almofada ou alfineteiro para iniciantes

Materiais em mãos? Bobina cheia e encaixada? Linha do carretel passada na máquina? Vamos começar a costurar!

Una os quadrados com um alfinete, direito com direito (ou seja, lado estampado/colorido “olhando” um para o outro).

Posicione-os abaixo do calcador, colocando a agulha numa distância de 1cm das extremidades.

Faça o ponto de retrocesso para dar firmeza à peça e comece a costura mais ou menos no meio de um dos lados do quadrado, até chegar perto do final desse lado.

aula de costura #5: almofada ou alfineteiro para iniciantes

Quando chegar na extremidade, meça 1cm de distância entre a agulha e o cantinho e pare com a agulha fincada no tecido com a sapatilha levantada. Para continuar a costura no próximo lado, faça o movimento que ensinei na aula de costura reta com parada, como na animação abaixo:

aula de costura #5: almofada ou alfineteiro para iniciantes

Siga fazendo o mesmo com os outros lados do quadrado. Quando chegar novamente no lado que você já costurou, deixe uma abertura de aproximadamente 4 centímetros, que será a abertura pela qual você irá revirar toda a peça. Faça mais um ponto de retrocesso e remova a peça da máquina.

Recorte as extremidades do quadrado bem rente à costura (mas sem cortar a linha!). Revire a peça até que ela fique do lado correto. Acerte as pontinhas com uma tampa de caneta Bic (tem que ser algo pontudo sem ser afiado) e encha de plumante.

aula de costura #5: almofada ou alfineteiro para iniciantes

Agora vem o pulo do gato! Quer aproveitar para ter um amolador de alfinetes e agulhas também, tipo um super 2 em 1? É só colocar uma camada de bombril por cima do plumante! Assim, toda vez que você espetar alguma coisa em seu alfineteiro ela será levemente amolada, prolongando a vida útil. Legal, né?

Para finalizar, é só alfinetar a abertura e fechar como quiser: com pontos à mão (invisíveis ficam mais bonitos, clique aqui para aprender) ou à máquina.

“Mas dona Elisa, eu queria mesmo era uma almofada! Como faço?”

Bem, é muito, muito simples! Utilize a mesma técnica do alfineteiro (sem o bombril, claro) e faça uma almofada simples no tamanho que desejar. O truque é pensar na medida final da almofada + 2cm para cada lado (sua margem de costura).

Se você quiser uma almofada de 45x45cm, que é o tamanho padrão de almofadas, recorte quadrados de 47x47cm. Fácil, fácil, eu disse! Utilizando a mesma técnica, fiz uma almofadinha de rolo, pra apoiar o pescoço. Pra dar uma graça, apliquei um grelô vermelho nas extremidades. O que acharam? O tecido é da linda da Lu Gastal.
aula de costura #5: almofada ou alfineteiro para iniciantes

Pratiquem bastante, façam muitas almofadas e alfineteiros lindos e compartilhem com a gente nos comentários e em nossas redes sociais! Até a próxima aula!

Elisa – A Costureirinha

Elisa Dantas
É apaixonada pelo fazer manual e criativo, caminha entre seus dois mundos favoritos: a escrita e a costura. Editora por profissão, escreve sobre dicas de gestão, lifestyle e atualidades do universo artesanal. Trabalhou como modelista em fábricas e confecções até abrir sua própria marca, A Costureirinha, um espaço virtual para suas peças, pensamentos e ensinamentos sobre o universo encantador das costurices.

Deixe o seu comentário


31 Comentários
Marina claúdia Gomes Teodoro
25/10/2017 às 00h21
Tem continuidade as aulas gostei muito so vi ate parti 5 as outras nao tem
Yara
03/02/2017 às 14h56
Olá, para enchimento só o plumante é indicado? Pode-se usar manta acrílica?? Parabéns pelo trabalho, Obrigada
ANA GOMES
03/09/2016 às 18h16
BOA NOITE: GOSTEI MUITO DAS SUAS DICAS .EU TENHO MÁQUINA HÁ UNS ANOS MAS SÓ AGORA ME ESTOU A AVENTURAR NA COSTURA . AS SUAS AULAS SÃO MUITO ELUCIDATIVAS.O MEU MUITO OBRIGADO. ANA GOMES
Tâmara Rodrigues
25/05/2016 às 20h03
Oi Elisa, há tempos que penso em iniciar o projeto de costura, mas me sentia incapaz. Depois de ver os seus posts, percebi que pode ser possível pra mim. Obrigada. Teremos próximas aulas? Bjos
Ruth
07/12/2015 às 13h30
Obrigada pelas excelentes dicas, que Jeová continue abençoando sua criatividade e generosidade.
kaylla pereira
14/05/2014 às 16h16
Olá, boa tarde! Adorei as dicas,quero dicas de moldes de roupas. :)
Fabiana Debora Rockenback
14/01/2014 às 10h53
Olá!! Amo costuras e ganhei uma máquina antiguinha (singer modelo 666). ´não encontrei muita coisa sobre ela. Preciso de informações básicas, como manuseá-la, encher o carretel, coisinhas assim, pois esqueci de dizer que estou me lançando nesse universo de costuras e... não sei costurar na máquina. Se puderes me indicar alguma coisa, agradeço. Abraços, Fabiana.
elisa
elisa
12/12/2013 às 18h06
Que bacana, Tainá! Depois mostra fotos pra gente! :)
Tainá
11/12/2013 às 17h58
Parabéns pelo carinho e dedicação. Me apaixonei quando entrei no blog e redescobri as possibilidades foi então que decidi costurar, encomendei minha máquina e aqui estou novamente. Preparei dois porta alfinetes e um guardanapo, não ficou uma maravilha, mas a sensação do primeiro trabalho é indescritível. E... nada melhor que a prática e boas instruções para tornar as nossas produções cada vez melhores.
29/10/2013 às 02h19
[...] Projeto para praticar a costura reta: alfineteiro ou almofada, você escolhe! [...]
Dani
30/09/2013 às 22h04
Dani Adorei, quero muito aprender a costurar, espero que tenha mais aulas. Beijos...
Helena
26/09/2013 às 17h53
Olá, encontrei o site hoje e estou adorando a didática do curso. Assim, gostaria de saber qual a frequencia das postagens para que eu não perca nenhuma dica. Sonho muito em conseguir fazer uma simples blusinha de alças finas para mim e um vestidinho leve para usar em casa mesmo. Por favor, continuem as aulas. Estou anciosa por aprender!
Anna
25/09/2013 às 18h39
Mais aulas!!!! Mais aulas!!!! Mais aulas!!!! Mais aulas!!!! Mais aulas!!!! Mais aulas!!!! Mais aulas!!!! Mais aulas!!!! Mais aulas!!!! Mais aulas!!!!
25/09/2013 às 09h14
e cadê mas aulas?! *-* tô dooooida para aprender mais.
Marcia Mello
18/09/2013 às 01h52
Vou pedir logo para meu marido me presentear com uma maquina porque com certeza irei aprender muito com você Elisa. Te agradeço muito pela sua dedicação, e saiba que estou amando todo este aprendizado.Com muita paciência e dedicação tenho certeza que vou até ganhar um dinheirinho,com meus trabalhos de costura. Beijos e Muito Obrigado.
elisa
elisa
10/09/2013 às 14h37
Flávia, você fecha com ponto reto mesmo. Se quiser, utilize o ponto de costura invisível, tem link com vídeo lá no post explicando como faz este ponto ;) http://www.youtube.com/watch?v=1QIIa1mCeE0
Aline
14/08/2013 às 19h28
Olá Elisa. Acabei de comprar minha máquina pela internet e ainda não a recebi. Nunca costurei antes, mas estou numa empolgação enorme pra começar. Já li todo o manual de instruções da máquina e assisti inúmeros vídeos. Adorei o teu blog e pretendo te visitar mais vezes. Um beijo!
adelle
adelle
22/07/2013 às 15h01
Oi Aldeny, não sei como você pode consertar sozinha. No Youtube tem muitos vídeos ensinando a colocar óleo na máquina ou até a fazer pequenos reparos. Um beijo, Adelle
Aldeny Eliseu Soares
20/07/2013 às 01h56
oi, há muito tempo tento e não consigo costurar nessas férias vou tentar praticar mais a linha da máquina fica só engasgando e o rapaz que concerta cobra caro vc sabe como eu posso arrumar sozinha, de já agradeço por tudo bjux
Antonia
19/07/2013 às 10h54
Oi Elisa, estou amando as aulas. suas dicas são muito didaticas! espero que tenha mais aulas!! bjs
Fábia
14/07/2013 às 14h16
Olá! Eu já li as 04 primeiras aulas e estou amando! Estão bem claras todas informações, dá para me imaginar fazendo. Muito obrigada!
Nádia
13/07/2013 às 22h24
Estou empolgadíssima! Quero mais aulas! Quando será a próxima? Como se faz capa para almofada? um bj e obrigada por esse blog existir!!!!!
Flávia
12/07/2013 às 16h56
Adelle e Elisa... dúvida. Como eu fecho isso à máquina?? tem algum link com algum vídeo mostrando? porque eu sempre tive essa dúvida e não consigo fazer nada na máquina porque não consigo fechar!
Fran Guimarães
04/07/2013 às 15h31
Amei as aulas,tenho uma máquina e sempre tento fazer algo mas nunca vou adiante,com suas dicas tentei fazer uma almofada e consegui,rs,não vejo a hora da próxima aula,não nos deixe ansiosa,rs,que Deus te abençoe,bjs.
adelle
adelle
16/06/2013 às 16h54
Oi Lívia, o projeto de aulas de costura retomará logo logo :) Beijo, Adelle
Livia Silva
14/06/2013 às 21h56
Elisa amei, amei muito seu blog e as aulas e gostaria de saber se tem ou se vai ter aulas, espero anciosa por resposta bjinhos e que Deus te abençoe poderosamente. Ah detalhe comprei minha máquina e quero usá-la logo, logo.
frann
04/06/2013 às 21h06
Nossa estou muito feliz de ter achadoseu blog, vc é super dedicada à ensinar. Deus te abençoe, por compartilhar seus conhecimentos conoscos( as futuras costureiras). Hehehe graças as vc. Grande abraço
Lidiane
21/05/2013 às 23h51
Hoje comprei minha máquina pela internet então vai demorar mais ou menos 1 semana para chegar, mas já estou estudando, vendo vários blogs, gostei muito do seu e já vou deixar como favoritos e rever tudo desde o inicio assim que a minha maquina chegar.
Luiza
17/05/2013 às 22h37
Tem mais aulas? *-*
Ingrid
15/05/2013 às 23h09
Elisa, estou adorando as aulas!!! Parabéns pelo blog. Quando sairá a próxima aula? Estou ansiosa!!! beijos
Priscila
26/04/2013 às 15h31
Amei as aulas obrigada.
Nathalia
16/04/2013 às 21h55
Obrigada Elisa ;)
crys
13/04/2013 às 21h23
adorei!!!!vou sempre fazer uma visitinha para aprender mais um pouquino!!bjocas!!
elisa
elisa
13/04/2013 às 18h01
Oi Nathalia! Realmente, me empolguei tanto em escrever o post e fazer as imagens que terminei esquecendo de dizer como fecha! É só alfinetar a abertura e fechar como quiser: com pontos à mão (invisíveis ficam mais bonitos, clique aqui para aprender) ou à máquina.
Nathalia
13/04/2013 às 17h46
Mas e a parte que ficou aberta pra gente encher?? Como a gente fecha ela?