MENU+
PRÓXIMA Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças ANTERIOR Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças

Conheça o mini mundo de Dot, a menor animação stop-motion do mundo

publicado em: 02/07/2013

Essa é a menor animação stop-motion do mundo no quesito personagem. Sim, você leu exatamente o que eu escrevi: a menor de todas, certificada pelo Book of Guiness World Records.

 

Pois bem, Dot é o nome da garotinha de 9mm que aparece na animação de mesmo nome. Lançada em 2010, a animação foi um projeto patrocinado pela Nokia para promover o celular Nokia N8, que tem uma câmera de 12MP, resolução maravilhosa pra época. Daí, foi dirigido pelos meninos da Sumo Science, que tem um portfolio simplesmente incrível, e animado pelo pessoal mais que maravilhoso da Aardman, estúdio que fez Wallace and Gromit, Fuga das Galinhas e o curta Creature Comforts.

 

 

Uma das coisas mais legais da animação, além de ser stop-motion e ter um processo de craft fantástico, é a tecnologia CellScope criada pelo Professor Daniel Fletcher e sua equipe na Universidade de Berkley, na Califórnia. De início, ela nada tinha a ver com animação e foi idealizada para detectar doenças em áreas remotas de países em desenvolvimento, ajudando a salvar vidas: o equipamento fotografa imagens de amostras de células e estas podem ser enviadas através de MMS para qualquer lugar do mundo para análise imediata.

O uso dessa tecnologia para Dot combinou perfeitamente com a narrativa simples da animação. Dot, a personagem principal, se vê fugindo de um mundo cuidadosamente construído com objetos cotidianos – que tem muita textura pra gente ver – e que é continuamente e detalhadamente destruído. E quando falo em detalhes, eu afirmo, como animadora, que é um processo que deve ter exigido paciência redobrada daqueles que criam um, dois ou três modelos para um mesmo personagem.

 

 

Foram criadas cinquenta versões de Dot. O modelo partia de um sketch em papel, que era modelado e renderizado em um software 3D e depois transformado em um modelo real e palpável através de uma impressora 3D. Agora, imaginem que coisa mais fantástica poder modelar um personagem ou objeto em 3D no computador e depois poder vê-lo ganhar vida em suas próprias mãozinhas. Muitas emoções, né? <3

 

Depois de impressos, os modelos eram presos a uma haste de metal e individualmente pintados. E ó, ouvi falar que o artista envolvido no processo não podia falar ou respirar enquanto pintava os modelos, afinal eles tinham 9mm de altura e qualquer vacilo da mão poderia ser um erro fatal. Enfim, tecnologia e estética combinadas de forma genial, né? (:

Vejam o making of dessa lindezinha:

 

 

 

 

categorias : Design
Ellen Rocha
Ellen é animadora stop-motion/2D e produtora de conteúdo. Totalmente sergipana, faz do “veash”parte do seu vocabulário diário. É doida por animação, smoothie de morango e banana, cintura alta, Wilco, chelsea boots, e dizem por aí que é autodivertida. Tem sérios problemas de repetição quando não gosta de uma música, mas quem pode julgar, né?

Deixe o seu comentário


0 Comentários
Não há comentários.