MENU+
PRÓXIMA Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças ANTERIOR Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças

O fim do amor por Cécile Milazzo

publicado em: 05/12/2013

Estava em Portugal, em um festival de animação, quando vi L’air de rien pela primeira vez. Fiquei tão encantada pela parte visual da coisa e pela narrativa, que me peguei pensando muito naquela animação. Quando voltei, estava no processo de finalização de Would a Heart Die? e me impressionei com o processo relatado pela diretora Cécile Milazzo, após uma conversa super inspiradora que tivemos. :)

 

 

L’air de rien foi dirigida e animada por Cécile Milazzo, que também fabricou os cenários e bonecos. A animação stop-motion foi parte da conclusão de curso da mesma na La Poudrière, em 2011. A estória de L’air de rien é uma que representa muitas. Como diz a sinopse, quando o amor muda, as aparências podem enganar. Quando não somos nós mesmos em uma relação, quando tentamos impressionar ou quando nos apaixonamos por alguém que, na verdade, não é quem pensávamos.


 

Por e-mail, a Cécile, ela detalhou o processo através do qual os bonecos foram feitos, o que foi bem inspirador para o meu trabalho e mostrou que seguimos caminhos parecidos na confecção de bonecos. Bom, como todo “puppet”, a primeira parte é o esqueleto que, neste caso, foi feito com alumínio e com uma pasta parecida com a Durepox para ligar as articulações. Ela fez vários bonecos, para o caso de um ou outro quebrarem. Depois, cobriu tudo com espuma, colou e modelou com tesoura o formato que queria. A espuma foi coberta com uma espécie de fita crepe na qual foi aplicada cola para unificar. Por fim, ela  pintou o corpo com tinta acrílica e separou mãos e pés para fazer substituição na animação. As cabeças foram feitas com isopor, cobertas com papel mache e, depois, pintadas.

Fotos enviadas pela própria Cécile. :)

 

 

Infelizmente, não consegui achar a versão completa da animação, mas aqui está um trecho. Os cenários e personagens tem uma identidade visual perfeita e os materiais não poderiam ser melhores para o tema. Olhares distantes e faces estáticas para prever o fim do amor.

 

 

 

categorias : Design
Ellen Rocha
Ellen é animadora stop-motion/2D e produtora de conteúdo. Totalmente sergipana, faz do “veash”parte do seu vocabulário diário. É doida por animação, smoothie de morango e banana, cintura alta, Wilco, chelsea boots, e dizem por aí que é autodivertida. Tem sérios problemas de repetição quando não gosta de uma música, mas quem pode julgar, né?

Deixe o seu comentário


2 Comentários
ellen
ellen
05/12/2013 às 21h49
Wal, foi uma viagem super legal mesmo! Mais uma vez, fico muito feliz em saber que você admira essa arte que eu chamo de arte da paciência, haha. Beijo!
Walkiria
05/12/2013 às 21h42
Lembro como voce estava impressionada quando voltou dessa viagem. Que legal ter mantido contato com ela e ainda achar pontos em comum. Genial, delicada e super elaborada a arte de voces.