MENU+
PRÓXIMA Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças ANTERIOR Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças

Um pouco de Saul Bass

publicado em: 30/05/2013

Demorou muito pra eu conseguir decidir qual seria o assunto sobre o qual eu faria o meu primeiro post aqui no Miss Caffeine. A responsabilidade e a expectativa eram grandes, então resolvi falar de um cara que não iria me decepcionar, com certeza.

 

um corpo que cai

 

Conhece esse poster, né? Se você gosta de cinema, jazz e design, com certeza já conhece Saul Bass. Ele foi um designer gráfico e cineasta americano muitíssimo bem sucedido e durante sua extensa carreira desenvolveu trabalhos marcantes em posters de filmes que hoje consideramos cult. Com influência bauhausiana e construtivista, sua ilustração tem traços angulosos (colagem e pincel), paleta de cores reduzidas (muito vermelho) e tipografia quebrada normalmente desenhada à mão livre. Seu estilo se tornou referência no mundo das artes visuais e é um dos mais copiados até hoje.

 

 

Na década de 50, uma época em que as cortinas dos cinemas só se abriam depois de passar o cast, ele reinventou a abertura dos filmes dando tratamento artístico. É o cara por trás de aberturas incríveis de alguns filmes de diretores como Alfred Hitchcock (❤), Otto Preminger, Martin Scorsese e Stanley Kubrick. Tá bom, né? E mais, ele ainda fez alguns logos mundialmente conhecidos, como AT&T, United Airlines e Quaker. Ou seja, o cara era foda!

 

capas de livros que foram inspirados na arte de saul bass

Dá pra ver alguma semelhança entre os trabalhos de Saul Bass e essas capas de livro? Isso é apenas uma pequena prova de como um bom design além de bonito, é atemporal.

 

Curiosidade: além das aberturas e dos posters, bass tbm fez storyboards pra algumas cenas de psyco (além de outros), inclusive aquela cena no banheiro que figura entre as mais famosas do cinema, mas Hitchcock resolveu não usar de última hora porque eles “não estavam certos”.

categorias : Design
Brunna Mancuso
Brunna é estudante de artes visuais, designer gráfica & ilustradora. Tem uma família composta por filho-felino-adorável e namorado-game-addicted. Adora fazer coisas bonitas, coleciona livros, sonha em viver de seus desenhos e viajar o mundo. Viciada em café, listras e cinema. É clichê e adoraria ser paga para passar o dia no Pinterest.

Deixe o seu comentário


0 Comentários
Não há comentários.