MENU+
PRÓXIMA Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças ANTERIOR Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças

paciência como exercício de sabedoria, por Helen Rödel

por:
publicado em: 28/06/2011

outro dia um amigo me mandou um vídeo como uma fonte inspiradora e foi justamente isso que eu senti por todas as vezes que o assisti: inspiração para todos os dias de trabalho. para mim não só a Miss Caffeine, mas também o meu trabalho como arquiteta de informação.

como é importante ver paciência como um exercício diário de sabedoria.

o vídeo é um documentário sobre o processo criativo de Helen Rödel, designer que se destaca atualmente por utilizar técnicas manuais – tricot e crochet – como a base de suas criações.

Documentário Helen Rödel – Estudos MMXI (english subtitles) from Helen Rödel on Vimeo.

uma das coisas que Helen fala logo no começo do vídeo, e com que eu concordo (e acho que todo mundo que faz trabalhos manuais também), é que ela escolheu trabalhar com técnicas lentas e manuais porque os números são diferentes da produção industrial e essas técnicas exigem extrema paciência.

todo mundo que costura, borda ou desenvolve outros trabalhos manuais sabe como paciência é importante. começar um trabalho irritada não vai levar a um bom resultado. iniciar um bom trabalho necessita de paciência, foco, calma e concentração.
tá irritada? tudo deu errado? ah, então vai se distrair, fazer um café, ouvir uma música, ler um livro, olhar a vista da janela. só não comece a criar desse jeito :)

se não deu certo desmancha.
como diria Helen, se anda pra frente como se anda pra trás. e isso é uma metáfora pro andamento da vida e o desdobramento do tempo.
quantas vezes não ficamos desperados por ficarmos presos em alguma coisa que precisa ficar pronta, já está daquele jeito e não queremos desmanchar? e, quando desmanchamos e refazemos, as idéias fluem muito mais e o resultado acaba com muito mais coêrencia do que aquilo que a nossa mente preguiçosa insistia em realizar.
gosto de pensar nesse processo como uma lição para todos os dias.

ps.: pra ajudar a lembrar disso vale colocar em post it, anotar em bloco de anotações ou pendurar na geladeira.

*obrigada Karina Yamamoto pela ajuda na edição do texto 😉

adelle
Sergipana e mora em São Paulo. Canceriana com ascendente em leão, apaixonada por café, bordados, Danilo e bolo. Tem uma casa colorida, ama ouvir os seus discos de vinil, descobrir novos lugares e sempre acaba nos mesmos de sempre. Agulhas, linhas, brincos grandes, cores e muitas estampas fazem parte do seu dia, assim como o Miss Caffeine.

Deixe o seu comentário


2 Comentários
19/04/2013 às 16h21
[...] projetos manuais não é uma coisa fácil. Requer paciência e muito carinho por aquilo que estamos fazendo. Para conseguir fazer uma coisa bem feita, você vai [...]
03/08/2011 às 17h52
Adorei esse post seu! maravilhoso esse video, e seus trabalhos sao lindos também! Parabénsss!