MENU+
PRÓXIMA Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças ANTERIOR Filmes que você não pode deixar de assistir com as crianças

Volver: três gerações de mulheres e uma realidade parecida com a nossa

por:
publicado em: 12/07/2013

Volver: em espanhol significa voltar a um lugar, retroceder; mas para mim, significa um dos meus filmes favoritos de Pedro Almodóvar.

Dono de uma história forte e envolvente, Volver me encantou no cinema, me encanta em cenas perdidas no YouTube e me pega sempre no sofá, quando por acaso o encontro em algum canal na TV.

 

 

O filme conta a história de duas irmãs, Raimunda e Soledad. Raimunda, vivida por Penélope Cruz, é uma mulher frágil e ao mesmo tempo enérgica, que tem um marido desempregado e uma filha adolescente. Já Soledad tem um salão de beleza clandestino em sua casa e mora sozinha, pois o seu marido fugiu com uma cliente.

Um dia, Raimunda chega em casa e encontra a filha estática: pois o suposto pai havia tentado abusar sexualmente dela e ela o matou com uma facada. No mesmo momento Sole liga para contar que a tia delas, Paula, havia morrido. A partir desse ponto da história, Raimunda vai atrás de soluções para salvar a filha e Soledad viaja até a cidade delas para o enterro da tia.

 

 

Embora seja um filme sobre mulheres, que são retratadas em três gerações, elas não conduzem o filme. Os que o conduzem são os homens, originários de todos os problemas da trama, de todos os segredos, ou seja, o mal.

O filme apresenta realidades tão parecidas com as nossas que tudo parece real. As lições de companheirismo, a mulher que cozinha, a mãe preocupada e super protetora, a defesa feminina, o ajuste de contas, os confrontos com o passado, a amizade e, principalmente, o amor familiar.

Outro tema apresentado é a diferença cultural sobre a morte. No filme vemos como ela pode ser natural, como se morrer fosse apenas uma necessidade do corpo, uma necessidade orgânica, mas não uma coisa definitiva. Por isso a crença de que os mortos voltam enquanto não estão complemente conformados com o que deixaram na terra.

 

 

Assista o trailer e uma das minhas cenas favoritas do filme, quando Penélope Cruz dubla a música Volver, cantada por Estrella Morente.

 

 

 

Eu poderia falar muito mais sobre o filme e as minhas impressões, mas seria um conteúdo impróprio para quem ainda não assistiu e um texto muito mais longo que esse. 😉 Caso você ainda não tenha assistido, faça isso agora! Você vai amar, com certeza.

categorias : Livros e Filmes
adelle
Sergipana e mora em São Paulo. Canceriana com ascendente em leão, apaixonada por café, bordados, Danilo e bolo. Tem uma casa colorida, ama ouvir os seus discos de vinil, descobrir novos lugares e sempre acaba nos mesmos de sempre. Agulhas, linhas, brincos grandes, cores e muitas estampas fazem parte do seu dia, assim como o Miss Caffeine.

Deixe o seu comentário


0 Comentários
Não há comentários.